Entenda todas as vantagens de ter energia solar fotovoltaica no agronegócio

O aumento da tarifa de energia tem gerado uma enorme procura por soluções alternativas, e esse problema também está afetando o setor rural. E a energia solar fotovoltaica no agronegócio tem chamando a atenção dos produtores pelo seu grande potencial econômico, eficaz e sustentável.

Produtores e investidores rurais estão atentos a solução de energia solar, pois com ela eles conseguem alcançar melhores resultados, mais autonomia no uso dela e gastar bem menos!

No Brasil, segundo previsão da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar deve liderar a matriz energética até 2040.

Atualmente, por um estudo também da ABSOLAR, os produtores rurais estão na terceira colocação entre os que mais geram a energia solar fotovoltaica, com aproximadamente 7,2%.

Quer saber qual por que a energia solar fotovoltaica está fazendo tanto sucesso no agronegócio? A seguir, conheça as maiores vantagens de investir em geradores fotovoltaicos! 

Agronegócio e energia solar

A empresa portuguesa de distribuição de energia elétrica, EDP, realizou um estudo em que, após analisar mais de 2.100 empresas agrícolas, a produção de energia solar pode gerar uma economia de até 40% na conta de eletricidade.

Isso porque, ao utilizar geradores fotovoltaicos, os agricultores são capazes de produzir um terço da energia que precisam a partir do sol.

É importante lembrar que o agronegócio é um setor que tem uma imensa necessidade de energia elétrica para realizar praticamente todas as suas atividades diárias e, por isso, a energia solar é uma das fontes de energia mais promissoras devido ao custo-benefício.

Podemos afirmar que a energia solar fotovoltaica é uma alternativa maravilhosa para o agronegócio, pois a energia produzida pode ser utilizada para a realização de várias atividades, como:

  • Estufas de plantio;
  • Controle de temperatura para produção de aves e frangos;
  • Produção de leite;
  • Bombeamento e irrigação de água. 

 

Energia Solar Fotovoltaica em estufas de plantio

Já pensou em quanta eletricidade as estufas de plantio consomem para manter ventilação, luzes, tubos e todos os sistemas de monitoramento interno ligados diariamente?

É notável a redução da necessidade de energia elétrica (que venha de uma fonte externa) ao gerar e utilizar energia solar no local.

Além disso, a energia solar também auxilia muito a minimizar ainda mais o impacto ambiental na agricultura, pois tem um uso mais eficiente do solo e também um menor consumo de pesticidas e água nas plantações.

Economia energética em granjas

Ao ter instalados geradores fotovoltaicos no agronegócio, especialmente em granjas, os produtores vão perceber que aderir a alternativa da energia solar diminui uma grande parte dos gastos.

Além disso, também contribui para a produtividade e qualidade de criação dos animais, trazendo melhores resultados.

A energia solar é uma solução incrível para o agronegócio e as granjas, e é um mercado que está se modernizando.

Por isso, com a WDC Solar você faz as escolhas certas nas melhores soluções de tecnologias sustentáveis e efetivas, com os líderes do mercado de energia solar.

Energia solar e a economia na produção de leite

Por acaso, já passou pela sua cabeça que dá para usar energia solar para ajudar na produção de leite?

Pensar em energia solar fotovoltaica para produção de leite no agronegócio é investir em uma alternativa estratégica, eficaz e inteligente, que ajudará a reduzir o custo com a energia elétrica, além de vários outros benefícios para a sustentabilidade do campo.

Ao investir em energia solar para produção de leite, é possível ter redução de até 90% com os gastos com energia elétrica nos pontos principais dessa atividade! Ou seja, ordenha, resfriamento dos tanques e o beneficiamento do leite.

Pensando nisso, a WDC Solar traz soluções de energia fotovoltaica feitas especialmente para dar todo o suporte energético necessário em todas as etapas da produção do leite.

Assim, é possível observar onde o gasto tende a ser mais alto e também onde a economia pode ser mais significativa.

Irrigação de plantações

Imagine plantios de grandes dimensões. Quantos irrigadores e energia é necessária para fazer funcionar diariamente e manter todo o investimento dos produtores de agronegócio, não é mesmo?

O uso da energia solar pelos produtores para os sistemas de irrigação nas plantações consegue entregar muitos benefícios, como:

  • Alcance em locais onde não chega energia elétrica;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Propicia acesso a sistemas modernos de irrigação, trazendo mais qualidade a produção;
  • Aproveitamento da alta incidência dos raios solares como solução inteligente para bombas de irrigação;
  • Redução de mão de obra.

 

Conheça as soluções da WDC Solar

Pensando em facilitar o acesso à tecnologia de geradores de energia solar fotovoltaica para os produtores e empresários rurais, a WDC Solar oferece aos seus integradores as melhores soluções para mercado agro, além uma nova gama de possibilidades para facilitar o financiamento e a aquisição de produtos.

Para você que precisa montar um sistema completo de energia solar, seja ele on-grid ou off-grid,, nós trabalhamos com os líderes do mercado, que entregam produtos da mais alta qualidade.

Dá uma olhada na nossa lista de soluções:

  • Geradores fotovoltaicos monofásicos e trifásicos;
  • Módulos policristalinos e monocristalinos, monofaciais e bifaciais;
  • Inversores de 3 líderes mundiais: Fronius, SMA e Solis;
  • String Box de 3 empresas: Clamper, Proauto e Weidmuller;
  • Estruturas completas para o projeto feitas por SSM ou Romagnole;
  • Kits de cabos e acessórios dos líderes mundiais: Amphenol, Physmian e Staubli;
  • Baterias e sistemas Off-Grid pelas empresas Victron Energy, BYD e Energy Source.

Ou seja, temos tudo o que você precisa para montar o gerador completo, além de todo o suporte e atendimento da nossa equipe de especialistas em energia solar, que está pronta para auxiliar do começo ao fim do processo.

WDC Solar e Agronegócio: pode confiar!

Podemos observar que o interesse dos produtores e empresários rurais em gerar sua própria energia solar está aumentando e que, para manter um negócio no meio rural, não é qualquer um que dá conta.

Além disso, o investimento em energia solar no agronegócio pode contribuir muito para o desenvolvimento sustentável e para otimizar todos os processos no campo.

Pensando nisso, a WDC Solar possui soluções completas para montar o gerador fotovoltaico de energia solar ideal, pois montamos ele da melhor forma para atender as necessidades de nossos integradores.

Somos fornecedores e também oferecemos suporte especializado, cobertura nacional e os melhores fabricantes!

Por isso, não perca mais tempo, entre com contato com a WDC Solar e solicite um orçamento.

Matérias Relacionadas

A conta de luz aumentou? A energia solar fotovoltaica é a melhor solução

A conta de luz aumentou? A energia solar fotovoltaica é a melhor solução

24 de jan de 2022
LEIA MAIS
Descubra tudo sobre painel solar e como ele funciona

Descubra tudo sobre painel solar e como ele funciona

28 de out de 2021
LEIA MAIS
Quais os diferenciais da adoção de geração própria de energia solar?

Quais os diferenciais da adoção de geração própria de energia solar?

20 de out de 2021
LEIA MAIS